Hoje estou instalando o Vector Linux no computador de testes em eletrônica, um velho Pentium 3 que minha irmã abandonou na casa da minha mãe, e que eu confisquei em nome da ciência. Melhor que ele fique aqui tendo uma utilidade do que pegando poeira lá.
Tinha optado pelo Xubuntu para restaurá-lo, mas infelizmente algum problema no Xscreensaver fazia ele travar toda vez que o protetor de tela carregava.
O Vector tem a vantagem de ser derivado do Slackware, mas com o desktop XFCE, o que lhe garante ao mesmo tempo leveza e praticidade num desktop amigável.
A primeira coisa que descobri sobre o Vector é que na instalação o correto é optar pelo padrão SVGA 800 x 600. Pelo menos nesta ISO que eu baixei, ele trava se optarmos por outro padrão grafico (a mensagem diz que falta a descrição do pacote TXZ), provavelmente porque nem tenha os demais padrões, afinal, foi feito para micros antigos que rodam normalmente com monitor SVGA).
A melhor coisa é digitar "install" na primeira seleção que aparecer, logo no boot, e ser feliz. Principalmente se você já é "macaco velho" no Linux e pré-formatou as partições antes. E mais ainda se você é macho o suficiente para usar o cfdisk, como eu fiz para eliminar definitivamente os sistemas operacionais anteriores de ambos os discos (sda, que é a pasta raiz - e sdb, que é a pasta /home).
Um bom truque é alocar a pasta /home em outra partição ou mesmo outro disco, o que teria me evitado muita dor de cabeça com o computador da minha esposa, que já foi Ubuntu e hoje é Mandriva.
Uma dica importante que você pode conferir aqui http://www.hardware.com.br/dicas/dicas-gparted.html é usar o XFS ou preferencialmente o EXT3 como sistema de arquivos para micros antigos.
Tem que tomar cuidado na instalação do Vector porque ele segue a tradição do Slackware, ou seja: a instalação "na unha", sem janelinhas gráficas ou botõezinhos bonitinhos. E quando te oferece uma opção qualquer, ele parte do princípio de que você sabe o que está fazendo.
Eu que já sou calejado no Slackware tive que reiniciar a instalação algumas vezes, sabe aquele detalhezinho que você sempre esquece?



Leave a Reply.